“Convencidos que estamos lutando a mais bela batalha do mundo”

6º Batalhão de Engenharia de Construção “ Batalhão Simón Bolívar ” Av. Capitão Ene Garcez, 1037  Mecejana  Boa Vista - RR  CEP:69304-000

Fones:  (95) 3621-3220 — Fax:  (95) 3621-3230

Autorização para funcionamento da página: Boletim Interno nº 19, de 19 de Maio de 2004, do 2º Gpt E Cnst

Este site é melhor visualizado na resolução 1024 x 768 pixels

 

                                                     


                                                                                                                                  

 

“Ansiosos por ver a Amazônia para sempre integrada ao Brasil ”

Boa Vista pode ser considerada como a Grande Surpresa da Amazônia, pois quem vem à cidade sem nada conhecer sobre ela, dificilmente deixará de ficar surpreso com o que vai encontrar. Avenidas largas, ruas arborizadas, e um aspecto de cidade limpa e organizada. Apesar de estar situada distante das principais capitais Brasileiras e acima da linha do Equador, ela não se deixou intimidar pela distância e soube se aprumar. Não é um destino turístico tradicional, mas a cada dia, torna-se mais lembrada como ponto de partida para roteiros relacionados ao ecoturismo, e por todos aqueles que querem conhecer os extremos mais distantes do país. 

Roraima é o estado brasileiro com maior população indígena, formada entre outros, pelos Maiogong, Taurepang, Macuxí, Ingaricó, Waimiri-Atroari, Wai-Wai, Waipixana e Yanomami. Também aqui está o ponto extremo norte do país, o Monte Caburaí. Esta é uma terra repleta de simbolismos, a começar pelo nome, pois Roraima significa Corajosa Mãe dos Ventos.  É a afirmação definitiva de um lugar que soube vencer a selva, a distância, e muitas outras adversidades, e impor-se como a fronteira norte de um país continental. Mas acima de tudo, Roraima é um desafio permanente, e permanece um convite irresistível aos aventureiros e descobridores do século 21.

Retângulo de cantos arredondados: Fotos das paisagens de Roraima
Retângulo de cantos arredondados: Fotos da Cidade de Boa Vista — RR

 

CARACTERISTICAS GERAIS DE BOA VISTA

 

 

Características Gerais
A cidade de Boa Vista, capital do Estado de Roraima, tem um plano central em forma de leque e foi assentada às margens do Rio Branco, afluente do Rio Negro. Possui aproximadamente 290.665  habitantes e mais da metade da população do Estado vive em área urbana. A temperatura média da capital é de 29,1°  C.

 

Clima
Tem um período climático bem definido. O período de chuvas (monções) vai de maio a setembro e o da seca (verão) de outubro a abril, ambas, porém, com temperaturas elevadas. Não há, portanto, necessidade de roupas pesadas ou de cobertores para o frio.

Fuso Horário
Boa Vista tem um fuso horário de uma hora a menos em relação à Brasília e, no verão, esta diferença permanece, em função de Roraima aderir ao horário de verão.

Eletricidade
A eletricidade é de 110 Volts. A energia elétrica é proveniente da Usina de Guri, na Venezuela, por intermédio de um acordo do Governo Federal com aquele País.

Rede de estradas
A principal rodovia de Roraima é a BR­174 ­ Estrada da Integração ­ que liga o Município de  Pacaraima (BV­8, na fronteira com a Venezuela) à Manaus ­ AM. O trecho Boa Vista ­ Manaus tem, 785 Km e o trecho Boa Vista ­ Pacaraima (BV­8) tem, 214 km. Ambos totalmente asfaltados. Da fronteira até Santa Helena de Uairén  são mais 15 Km e de lá até o litoral do Caribe são aproximadamente 1.100 km, em asfalto de muito boa qualidade.
O tempo de viagem de Manaus/Boa Vista é de aproximadamente 8 horas.
Na Venezuela e na Guiana não há álcool combustível. É
melhor que se evite viajar com carros a álcool  para aqueles países.

Custo de vida
O custo de vida não é barato devido às dificuldades de transporte e à distância dos centros produtores. O comércio é  relativamente bom.  Os preços de hortifrutigranjeiros, bem como de laticínios e frigorificados  são  maiores do que no centro­sul do país.  No entanto, a carne é farta e com preços semelhantes aos de outras regiões.

Artigos militares
Ainda com relação a grande distância e as dificuldades do comércio local, particularmente quanto aos artigos militares, é conveniente que o oficial ou praça movimentado, providencie na origem todas as peças de fardamento específicos para a área amazônica (coturno de selva, boina camuflada, uniforme de combate, uniforme camuflado com camisa de mangas curtas, dentre outros). Também, é importante lembrar que, em virtude dos aspectos já evidenciados, o militar recém­chegado deve trazer todos os uniformes em dia e em ordem.

Aluguéis
Os aluguéis de imóveis são elevados, que variam entre R$ 400,00 e R$ 600,00, sendo os mesmos de padrão regular. Existe pouca oferta de imóveis para aluguel. Normalmente só há  disponibilidade de PNR, quer para os oficiais, após um ano de guarnição e para os subtenentes e sargentos, após dois anos e meio de guarnição.

Transporte Coletivo
Existem  linhas regulares de ônibus ligando Boa Vista à Manaus, Santa Helena de Uairén, Bonfim e Normandia, exploradas pela empresa União Cascavel de Turismo (Eucatur) e Amatur.

Carro
A necessidade de automóvel particular é premente, visto que a cidade não possui ônibus urbanos em quantidade satisfatória, não atendendo, a contento, às necessidades da população. O preço do automóvel em relação a outros centros é maior.

Hospitais
Existem hospitais, pronto­socorros, maternidades e várias clínicas particulares na cidade de Boa Vista. O Posto Médico de Guarnição de Boa Vista (PMGu/BVA) presta atendimento ambulatorial. Além disso, há  Seções de Saúde no Cmdo da Bda, CFR/7° BIS, 6° BEC e 12° Esqd C Mec. Há convênio do FUSEx com a UNIMED em todo o CMA.

Escolas
Existem na cidade várias Escolas de 1° e 2° graus, entre elas a Escola Técnica Federal (com 1° e 2° Graus) e Escola de Aplicação (1° e 2° Graus) da UFRR - Universidade Federal de Roraima. Quanto ao Ensino Superior, a Universidade Federal de Roraima oferece os cursos de letras, matemática, administração, economia, história, química, física, biologia, geografia, direito, agronomia, engenharia civil, antropologia, comunicação social, medicina, contabilidade, secretariado executivo bilingüe e pedagogia, todos com licenciatura plena ou bacharelado. O concurso é anual, entre os meses de dezembro e janeiro, geralmente. Há mais dois estabelecimentos de Ensino Superior : FARES e Universidade ATUAL


Bancos
O Banco do Brasil possui uma agência (0250­X), com dois postos de atendimento bancário em Organizações Militares (cfr/7° bis e 6° b e cnst). Há também  agências da Caixa Econômica Federal,  EXCEL ­ Econômico, Sudameris, HSBC Bamerindus, da Amazônia, Baner, Itaú  e Bradesco. O Banco Real, a semelhança do Banco do Brasil, além da agência centro, opera postos de serviço no Comando da Brigada, no CFR/7° BIS e 6° BEC.

Hotéis
Os hotéis existentes são o Aipana  Plaza, o Uiramutã, o Barrudada, o Euzébios, o Ideal e o Almada, nesta ordem decrescente de categoria e de preços. O Cmdo da Bda  administra o Hotel de Trânsito de Oficiais e o 6° BEC e o CFR/7° BIS administram Casas de Hóspedes para Subtenentes/Sargentos (CHSS) e Oficiais (CAPOF).
Para fins de reserva o telefone do HTO é 623­9044, da CHSS  e da CAPOF (CFR/7° BIS) é 623­6553 e da CHSS (6° BEC) é o 623­7206. Em virtude do grande número de transferências de final do ano, o período máximo de
permanência no HTO e CHSS é de 08 (oito) dias.

Diversão
A  cidade possuí locadoras de vídeo e DVD com filmes atualizados e vários restaurantes com cardápio variado, geralmente com música ao vivo nos fins de semana. Existem dois clubes militares, a Área de Lazer de Oficiais (COB) e a Área de Lazer Chapéu Tropical para Subtenentes e Sargentos (gressbe), ambos com piscina.
Como alternativa, existem também as praias de rios (banhos), como as do Rio Branco, Rio Cauamé, Igarapé da Água Boa e o Lago Caracaranã,  ponto turístico de Roraima, situado a 180 km de Boa Vista. Existem também dois Parques Aquáticos, o Aquamak e o Ecopark.

Comunicações
Todas as redes de televisão são captadas na capital: Manchete, Globo, Bandeirante, sbt, CNT, Amazon Sat, TVE e a Record. Os jornais locais são a  Folha de Boa Vista, o Diário,  Brasil Norte e Tribuna de Roraima. As bancas recebem jornais e revistas de todas as partes do Brasil. Boa Vista possui vários provedores de Internet ( TECHNET, OSITE, UOL, AOL, IBEST,etc.) que se ligam à rede mundial de computadores com bastante eficiência.

Cartilha de Informações para novos Integrantes do BEC

Galeria de Ex Comandantes

Retângulo de cantos arredondados: